Páginas

Lentes Intra-Oculares

Após a lente natural ser retirada, muitas vezes é substituída por uma lente artificial, chamada lente intra-ocular (LIO). A LIO é uma lente clara de material plástico, silicone ou acrílico que não requer nenhum cuidado e se torna uma parte permanente de seu olho. A luz é focalizada claramente pela LIO na retina, melhorando a sua visão. Você não vai sentir ou ver a nova lente.

Algumas pessoas não podem ter uma LIO implantada. Podem ter outra doença ocular ou problemas durante a cirurgia. Para esses pacientes, lentes de contato gelatinosas, ou óculos que proporcionam alta ampliação, podem ser sugeridos.

Até recentemente, somente os cirurgiões de catarata - não os seus pacientes - avaliavam os riscos e benefícios de diferentes LIOs. As discussões centravam-se na técnica cirúrgica (córnea clara (clear córnea), pequena incisão) e do projeto físico das LIOs (peça única contra multi-peças, acrílico vs silicone) e como que seu desenho afetaria a inserção, posicionamento e cura.

Boa visão após cirurgia de catarata é outra consideração importante. Mas agora que novas LIOs foram introduzidas que resolvem os problemas de visão mais do que nunca, os cirurgiões de catarata têm mais a considerar antes de escolher as LIOs para as necessidades visuais de seus pacientes. Pacientes de catarata são cada vez mais envolvidos na escolha também.

Se você ou alguém que você conhece vai ser submetido à cirurgia de catarata, considere suas escolhas no seguinte resumo das LIOs mais recentemente desenvolvidos.


LIOs tóricas para Astigmatismo

LIOs tóricas concebidas para corrigir o astigmatismo também são consideradas lentes "premium", e - como a LIO multifocal e pseudoacomodativa - provavelmente irá lhe custar a mais por causa dos benefícios que não estão disponíveis em LIOs convencionais.

Uma das lentes mais usadas é a AcrySof IQ Toric IOL (Alcon). Diferentes modelos desta LIO tórica podem corrigir de 1,50 dioptrias a 3,00 dioptrias de astigmatismo. Essa lente também está disponível nas versões asférica para a visão mais nítida. Diferentes modelos também podem filtrar danos potenciais de luz ultravioleta ou azul.

A maioria dos cirurgiões que tratam pacientes com astigmatismo na sua catarata tendem a usar ceratotomia astigmático (AK) ou incisões relaxantes limbares, que envolve fazer incisões na córnea.

Mas, além disso, ou mesmo, em vez de astigmatismo corneano, algumas pessoas podem ter astigmatismo lenticular, causado por irregularidade na forma da cápsula da lente natural. Isso pode ser corrigido com uma LIO tórica. Os riscos incluem visão deficiente devido à lente girar para fora de sua posição, com a possibilidade de nova cirurgia para reposicionar ou substituir a LIO.

Monovisão com lentes intra-oculares

Se a sua cirurgia de catarata envolve ambos os olhos, você pode considerar a monovisão. Isto envolve um implante de LIO num olho que fornece visão de perto e uma lente no outro olho, que oferece visão à distância
Normalmente as pessoas se ajustam bem a isso. Mas se não for o seu caso, sua visão pode ficar embaçada, tanto perto quanto longe. Outro problema é que a percepção de profundidade pode diminuir porque há menos visão binocular - significado, seus olhos não estão trabalhando em conjunto, como faziam antes.

Pessoas que se dão melhor com este método já estão acostumados a monovisão com lentes de contato, que é uma maneira comum de corrigir a presbiopia. Se não se ajustar a monovisão após sua cirurgia de catarata, você pode desejar que tivesse tentado uma LIO multifocal ou pseudoacomodativa em seu lugar. Alguns cirurgiões testam o paciente de catarata em lentes de contato monovisão antes da inserção de LIOs do mesmo tipo.
Misturar as lentes multifocais é outro método de alcançar um tipo de monovisão modificada ou "mista", usando um tipo de LIO que enfatiza a visão de longe e outra que enfatiza a visão intermediária.

LIOs asféricas

As LIOs tradicionais são esféricas, ou seja, a superfície frontal é uniformemente curvada. LIOs asféricas, primeiro lançadas pela Bausch&Lomb, em 2004, são ligeiramente planas na periferia e são projetadas para fornecer melhor sensibilidade de contraste. A LIO original da Bausch&Lomb é chamada de SofPort Advanced Optics IOL.

A Bausch&Lomb também introduziu recentemente a Akreos AO Aspheric IOL, e promove esta lente como tendo a capacidade de reduzir as aberrações visuais. A Z9000 Tecnis (Abbott Medical Optics) também é anunciada com esta característica, que pode melhorar a capacidade de ver em diferentes condições de luz, como chuva, neve, nevoeiro, o crepúsculo e a escuridão da noite.

Segundo a fabricante AMO, a LIO Tecnis foi concebida através da análise de frentes de onda de córneas humanas. Wavefront é a mesma ferramenta que é utilizada para planejar os procedimentos de LASIK personalizado para reduzir aberrações de alta ordem no sistema visual.

LIOs asféricas também estão disponíveis a partir da Alcon, incluindo a Acrysof SN60WF que inclui o bloqueio da luz azul, recurso discutido abaixo e a versão asférica de AcrySof ReSTOR IQ.

Alguns cirurgiões têm debatido as vantagens das LIOs asféricas, porque o benefício de sensibilidade ao contraste pode não durar em pacientes mais velhos. Após o período de visão nublada e turva que a maioria dos pacientes de catarata suporta antes da cirurgia, melhorar a sensibilidade ao contraste é realmente uma bênção. Mas desde que as células ganglionares da retina são um fator determinante de sensibilidade ao contraste e gradualmente perdemos essas células com a idade, o tempo vai diminuir a sensibilidade ao contraste também.

No entanto, jovens também são submetidos à cirurgia de catarata hoje, e este grupo é susceptível a ter células ganglionares mais saudáveis. Assim, seriam capazes de desfrutar da melhor sensibilidade ao contraste por um tempo mais longo.

LIOs filtrantes da luz azul

AcrySof Natural filtra os raios ultravioleta (UV) e a luz de alta energia azul, ambos os quais estão presentes na luz natural e produzida artificialmente. Os raios UV têm sido considerados suspeitos em causar catarata e outros problemas da visão, e muitas LIOs os filtram assim como seu cristalino faz antes de sua retirada na cirurgia de catarata.

A luz azul, que varia de 400 nm até 500 nm no espectro de luz visível, pode causar danos na retina e desempenhar um papel no aparecimento da degeneração macular relacionada à idade.

A AcrySof Natural é de uma cor amarelo transparente, de modo a filtrar a luz azul; na verdade, a cor é semelhante ao da lente natural, o cristalino, então a idéia por trás da AcrySof Natural é restaurar a proteção contra a luz azul que é perdida quando a lente natural é removida. De acordo com a Alcon, o fabricante, a tonalidade amarela não altera a cor do seu ambiente ou a qualidade da visão.

Entretanto, alguns estudos, incluindo um baseado na Áustria, indicam que parte da sensibilidade ao contraste pode ser perdida com uma LIO que filtra a luz azul.

LIO “Piggyback”

Se você tem resultado original menor que o desejado com a lente intra-ocular utilizada em sua cirurgia de catarata, seu cirurgião pode discutir contigo a opção de inserir uma lente adicional sobre a que tem atualmente.

Esta abordagem, conhecida como Piggyback ou “lente nas costas ", provavelmente pode melhorar a visão e pode ser considerado mais seguro do que a remoção e substituição das lentes existentes.

Se você precisar de graus extremamente altos para correção da visão, como, por miopia ou astigmatismo severo, o médico pode aconselhar a combinação dos pontos fortes de duas lentes intra-oculares em um olho utilizando a abordagem “piggyback ".

Custo e disponibilidade das LIOs

Como algumas das LIOs mencionados neste artigo são relativamente novas, nem todos os cirurgiões de catarata são treinados para implantá-las. Portanto, se você quiser saber se você é um candidato a uma destas lentes, pode necessitar passar por vários cirurgiões em sua área para descobrir quem as utiliza.

Faça perguntas se quiser ter certeza de que o cirurgião de catarata que escolheu tem experiência com as lentes e está preparado para lidar com quaisquer problemas que poderiam surgir com a sua situação particular de visão e estado de saúde ocular.

Estatisticamente, a remoção da catarata / implante de LIO tem uma das maiores taxas de sucesso entre todas as cirurgias, mas é importante conhecer os riscos de antemão. Pergunte ao seu médico para lhe explicar todos os potenciais problemas que a sua LIO poderia causar. Por exemplo, algumas LIOs têm sido associadas a uma maior taxa de opacificação da cápsula posterior – isto é, turvação de uma membrana que é propositadamente deixado no olho no momento da remoção da catarata – que necessitam de tratamento posterior com um laser YAG.

Outros problemas incluem o tamanho da incisão necessária para LIOs diversas, bem como o método de inserção.

Você também precisa pensar sobre o custo. A cirurgia de catarata é coberta por alguns planos de seguro de saúde. Os custos dos implantes das LIOs tradicionais são normalmente cobertos, desde que as seguradoras vejam estes implantes como medicamente necessário. Mas os custos associados com os implantes mais novos – como a ReSTOR, ReZoom e Crystalens – não são totalmente cobertos (mesmo se o procedimento em si é), pois estas LIOs premium são mais caras e as suas características especiais tendem a ser vistas pelas seguradoras como "bom ter ", mas não absolutamente necessário.

Verifique os termos da sua apólice de seguro para ter certeza de que você tem a cobertura antes da cirurgia.

Se tiver mais dúvidas, agende uma consulta através de contato@belleclinique.com.br ou através de nossos telefones.

0 comentários:

Postar um comentário

Contribua!

 
Belle Clinique | by TNB ©2010