Páginas

Mapeamento de Retina ou Oftalmoscopia

A Oftalmoscopia é um exame da parte posterior do globo ocular (fundo), que inclui a retina, disco óptico, coróide e vasos sanguíneos.

Como é realizado o exame
Existem diferentes tipos de oftalmoscopia.
·         Oftalmoscopia direta
·         Oftalmoscopia indireta
·         Oftalmoscopia na lâmpada de fenda
Oftalmoscopia direta: Você vai estar sentado em uma sala escura. O oftalmologista realiza este exame comum direcionando um feixe de luz através da pupila usando um instrumento chamado oftalmoscópio. Um oftalmoscópio é aproximadamente do tamanho de uma lanterna. Ele permite que o examinador possa ver a parte de trás do globo ocular.
Oftalmoscopia Indireta: Você irá se sentar ou deitar em uma posição semi-reclinada. O oftalmologista mantém seu olho aberto enquanto direciona uma luz muito brilhante dentro do olho usando um instrumento usado na cabeça. (O instrumento se parece com a luz de um mineiro.) Alguma pressão pode ser aplicada ao globo ocular usando uma ferramenta pequena e sem corte. Você será solicitado a olhar em várias direções.
Para obter informações sobre a lâmpada de fenda, oftalmoscopia, consulte o artigo: exame biomicroscópico
O exame leva cerca de 5 a 10 minutos.
Como se preparar para o exame:
A Oftalmoscopia indireta e na lâmpada de fenda são realizadas depois que colírios são aplicados para dilatação das pupilas. A Oftalmoscopia direta pode ser realizada com ou sem dilatação da pupila.
O colírio pode tornar difícil focalizar por várias horas. Se for de carro, deve levar alguém que possa conduzi-lo na volta. Usar óculos escuros após o exame, até a volta das pupilas ao seu estado normal, é recomendável.
Você deve informar ao médico se você:
·         For alérgico a qualquer medicação
·         Esteja tomando outros medicamentos
·         Tem glaucoma ou história familiar de glaucoma
Como você vai se sentir
A luz vai ser desconfortável, mas o teste não é doloroso.
Você pode ter uma breve sensação de ver imagens após a luz ser aplicada em seus olhos. A luz é mais brilhante na oftalmoscopia indireta, por isso a sensação de ver as imagens após o exame pode ser maior.
A pressão sobre o globo ocular durante a oftalmoscopia indireta por ser um pouco desconfortável, mas não deve ser dolorosa.

Se colírios forem utilizados, podem produzir uma breve sensação de ardor quando aplicados nos olhos e um gosto estranho na boca, por breves instantes.
Por que é realizado o exame
A Oftalmoscopia é feito como parte de um exame oftalmológico de rotina.
Ele é usado para detectar e avaliar os sintomas de descolamento de retina ou de doenças oftalmológicas, como glaucoma.
Oftalmoscopia também pode ser feito se você tiver sinais ou sintomas de pressão alta, diabetes ou outras doenças que afetam os vasos sanguíneos.
Resultados normais
A retina, vasos sanguíneos, e disco óptico devem parecer normais.
O que significam os resultados anormais
Os resultados anormais podem ser devido a doenças oftalmológicas, como um descolamento de retina, problemas do nervo óptico, degeneração macular, e as mudanças causadas pelo glaucoma. A pressão arterial elevada pode também ser detectada.
Condições especiais em que o teste pode ser realizado:
·         Retinite por CMV
·         Diabetes
·         Retinopatia hipertensiva
·         Degeneração macular
·         Melanoma do olho
Riscos
O teste em si não envolve nenhum risco. O colírio dilatador raramente pode produzir náuseas, vômitos, secura da boca, rubor, tontura ou um ataque de glaucoma de ângulo estreito. Se há suspeita do último, colírios geralmente não são utilizados.
Considerações
A Oftalmoscopia é considerada de 90 a 95% de precisão e pode detectar as fases iniciais e os efeitos de muitas doenças graves.

0 comentários:

Postar um comentário

Contribua!

 
Belle Clinique | by TNB ©2010